segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Óleo de coco extra virgem


O óleo de coco entrou para a lista dos dez melhores alimentos do mundo e se tornou um dos mais falados nos últimos tempos. Afinal, quando consumido da maneira correta, ele ajuda a reduzir a fome e ainda a queimar gordurinhas

A recomendação e de duas a quatro colheres de sopa por dia para ajudar no emagrecimento. Foi a quantidade utilizada pelos voluntários que participaram dos estudos científicos que avaliaram o poder do óleo de coco na perda de peso. Mais do que isso, ele pode engordar, principalmente se você não seguir uma dieta com poucas calorias e fugir dos exercícios. Lembre-se de que o óleo de coco é fonte de gordura  saturada e, por isso, não é magro: tem 90 calorias em uma colher de sopa.

o óleo de coco é considerado o mais saudável para cozinhar. Isso porque ele é composto de gordura saturada que se mantêm estável mesmo quando submetida a altas temperaturas. Já os óleos vegetais poli-insaturados, como o de soja, milho, girassol e canola, sofrem alterações durante o aquecimento, o que faz com que apresentem níveis de gordura trans no final do cozimento.
Alguns motivos para acrescentar o óleo na sua alimentação!

  • Ação antioxidante – Colabora na diminuição da produção de “Radicais Livres”. Isto se deve principalmente a ação direta da vitamina-E presente na “Gordura de Coco Extra Virgem” composta por 8 frações desta vitamina.
  •        Ajuda na redução do mau colesterol – LDL e evita que o mesmo se oxide. Por outro lado, promove a elevação do bom colesterol - HDL contribuindo assim na prevenção e tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.
  •   Colabora no processo de emagrecimento – De fácil absorção, a gordura de coco é a melhor fonte de triglícerideos de cadeia média, não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, estes triglicerídeos rapidamente se transformam em energia, desta maneira não se depositam no organismo. Por isso ela é considerada “termogênica”, ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias. Esta propriedade, aliada a capacidade que a gordura de coco tem de estimular a glândula tireóide, aumenta o metabolismo basal e, conseqüentemente o emagrecimento.
 
  •  Melhora o sistema imunológico - agindo na prevenção e no combate aos VERMES – BACTÉRIAS e FUNGOS, restabelece a energia “roubada” por estes agentes. Conseqüentemente melhora a absorção dos nutrientes aumentando todas as defesas do organismo.  A gordura de coco apresenta a maior concentração de Ácido Láurico, dentre todas as gorduras vegetais.É o mesmo ácido graxo presente no leite materno;
  •  Regula a função intestinal – Tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarréias, os componentes da gordura de coco agem normalizando as funções intestinais. Ao mesmo tempo o ácido láurico, através do monolaurin, ajuda a eliminar as bactérias patogênicas (inimigas), protegendo e favorecendo o crescimento da “flora amiga”. 
 Melhora o funcionamento da tireóide, tendo ainda ação “Anti-Envelhecimento” – Estudos realizados há mais de 30 anos comprovaram que a gordura de coco estimula a função da glândula tireóide. O bom funcionamento da tireóide faz com que especificamente o mal colesterol – LDL, através de processo enzimático, produza os hormônios antienvelhecimento: PREGNENOLONA, PROGESTERONA e DHEA (dehidroepiandrosterona). Todas estas substâncias são necessárias na prevenção de Doenças Cardiovasculares, Senilidade, Obesidade, Câncer dentre outras doenças crônicas relacionadas à idade. 
  •  Ação Dermatológica – Além do poder bactericida na pele, pode ser utilizada como cicatrizante de feridas, picadas de insetos, alívio em queimaduras e, sobretudo nos eczemas e dermatites de contato, bem como no tratamento do herpes e candidíase.

  • Controla a compulsão por carboidratos– Assim como os alimentos ricos em fibras ajudam a manter níveis estáveis de insulina no sangue, conseqüentemente facilitando a vida dos DIABÉTICOS, a gordura de coco proporciona uma sensação de saciedade ainda maior e, acima de tudo não estimula a liberação de insulina, contribuindo desta forma para diminuir o “craving” compulsão por carboidratos, principalmente a doces. Contrário aos demais óleos poliinsaturados que dificultam a entrada da insulina e nutrientes para dentro das células, deixando-as literalmente “famintas”, a gordura de coco “abre as suas membranas”, não somente permitindo que os níveis de glicose e insulina se normalizem, como também melhorando sua nutrição, restabelecendo os níveis normais de energia. 
A média de preço  é R$30,00 um vidro de 500 ml.

Veja abaixo como você pode fazer o óleo de coco em casa



 Compre 02 cocos como os da foto acima.

 Fure o coco para retirar a água e separe esta água.

 Parta o coco com o auxílio de um martelo

 Tire a parte branca com o auxilio de faca, (a parte marronzinha que fica grudada na
“carne” do coco não precisa ser retirada.)

 corte em pedacinhos a “carne” do coco

 Coloque os pedacinhos que você picou junto com a água do coco no liquidificador, crescente mais 01 copo de água grande e bata até ficar no ponto de uma consistência cremosa.
 Separe um pano de prato limpo (novo) .

 Separe um recipiente, ( panela, pote grande, tapaué ect. )

 Agora com este pano de prato coe a mistura cremosa torcendo o pano até não sair mais líquido dentro do recipiente.

Despeje o leite de coco em um recipiente com uma tampa, e mantenha-o em um local escuro. O leite deve fermentar por 48 horas

Agora, despeje o leite de coco em uma garrafa de 2 litros vazia. Guarde-a em uma área aquecida com temperatura o mais próximo possível dos 24°C. Aguarde de 6 a 8 horas para que o óleo se separe naturalmente do leite.
Coloque o óleo solidificado em uma jarra com uma tampa, e deixe-o descansando em temperatura ambiente, para que vire líquido mais uma vez. Utilize-o como deseja.






Nenhum comentário:

Postar um comentário