sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Consciência Nutricional: Nutrição e Sustentabilidade




                        No mundo de hoje, a criação de produtos alimentícios industrializados vem crescendo a uma velocidade assustadora. É visivel o prejuízo que esses alimentos vêm trazendo a saúde da população, gerando inúmeras patologias consideradas doenças da modernidade como diabetes,  hipertenção, hipercolesterolemia e até mesmo alguns tipos de câncer, mas uma preocupação que vem crescendo ao longo do tempo é a questão relacionada aos resíduos que esses alimentos produzem. 

Aos poucos a população vem se concientizando da necessidade de utilização de bens renováveis ou reclicláveis, bem como da importância de uma alimentação natural e saudável. O grande problema no entanto, está muito longe de ser resolvido; trata-se das grandes industrias alimentícias, que não estão nem um pouco preocupadas em preservar a natureza e muito menos com a saúde da população. Reduzir resíduos ou manter os produtos mais saudáveis não é prioridade delas, e sim produzir mais e lucrar mais.
Uma  alimentação saudável é um direito de todos e não deve ser menosprezada, assim torna-se importante entender como é feita a escolha dos alimentos, bem como o motivo que leva a grande maioria da população em preferir alimentos industrializados.Essa transição alimentar pode ser identificada e explicada por vários fatores como o regionalismo, as preferências, os  costumes, o status que aquele alimento trás e a renda familiar. A dificuldade de transportá-la e a praticidade também são fatores que contam pontos a favor desse tipo de alimento, mas a resposta mais comum é falta de tempo para produzir uma refeição mais saúdavel.Com isso as pessoas passaram a comer simplesmente para suprir as necessidades básicas sem se preocuparem com a qualidade ou com a quantidade de resíduos que esses alimentos vão produzir.

Uma alimentação saudável e consciente está longe de ser uma preocupação de todos.Cabe aos nutricionistas, profissionais generalistas e humanitários, promoverem essa concientização. A sustentabilidade  aliada a uma boa alimentação pode ser alçançada através da luta contra a quantidade de agrotóxicos utilizados nas lavouras em enorme escala ou mesmo por um melhor aproveitamento dos alimentos em nossas residências, evitando perecimentos, desperdícios e evitando embalagens desnecessarias.Aliar segurança alimentar e sustentabilidade  será possível quando o Estado entrar nessa luta e começar a fiscalizar  e limitar alimentos que prejudiquem a saúde da população. Isso seria uma atitude inteligente pois é esta mesma população que não estando saúdavel devido a uma má alimentação irá buscar e lotar serviços públicos nos hospitais.

  

Concientizar a população é importante, mas os resíduos produzidos por esses alimentos  não podem ser considerados responsabilidade somente do consumidor.Essa responsabilidade precisa ser dividida com os fabricantes e governantes, e enquanto isso não acontecer qualquer iniciativa por parte da população será bem vinda, mas não solucionará o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário